Uma em quatro adolescentes tem depressão

Pedro.CCM - 25 de setembro de 2017 - 11:54

Uma em quatro adolescentes tem depressão

Incidência entre meninos aos 14 anos é menor, ficando próxima aos 9%, aponta estudo britânico

(CCM SAÚDE) — Uma em cada quatro meninas de 14 anos têm depressão, indica estudo da Universidade de Liverpool que acompanha 10 mil crianças nascidas entre 2000 e 2001. Entre os garotos, a taxa é bem menor.



O estudo com jovens da chamada geração do milênio analisa a saúde mental desse grupo desde os 3 anos de idade. Depois de seguidas avaliações baseadas em dados fornecidos pelos pais, os adolescentes preencheram a pesquisa pela primeira vez ao chegarem aos 14 anos.

Nesta etapa, a depressão foi diagnosticada em 25% das meninas. Já entre os meninos, a incidência da doença mental foi de apenas 9%. Os resultados também mostraram que há maior ocorrência do problema em adolescentes vivendo em lares mais pobres.

Para Anna Feuchtwang, diretora do Escritório Nacional da Infância, do Reino Unido, a situação das meninas já pode ser considerado um quadro de crise ao qual a maioria das famílias não tem dado a devida importância. "É preocupante notar que os pais podem estar subestimando os problemas de suas filhas enquanto veem sintomas nos filhos que eles não apresentam", explica a especialista.

A análise histórica dos resultados também mostra que a taxa de depressão e outras condições psicológicas costumam se manter muito similares entre meninas e meninos ao longo de toda a infância, mudando de figura no início da adolescência, quando as garotas experimentam um aumento expressivo do problema.

O estudo completo pode ser acessado neste link (em inglês).

Foto: © Tatiana Kostareva - 123RF.com