HIV: novos anticorpos atacam até 99% dos tipos

Natali_CCM - 26 de setembro de 2017 - 10:46

HIV: novos anticorpos atacam até 99% dos tipos

Sociedade Internacional de Aids classificou o estudo estadunidense como "avanço emocionante"

(CCM SAÚDE) — Um trabalho conduzido pelo Instituto Nacional de Saúde (NIH, em inglês) dos Estados Unidos e a farmacêutica Sanofi é uma grande esperança no combate ao HIV, pois ataca 99% das cepas do vírus causador da Aids.



Criada para atacar três partes críticas do vírus, a novidade combina três anticorpos para combater, de maneira tripla, as variantes do vírus HIV.

Classificado como um "avanço emocionante" pela Sociedade Internacional de Aids, o estudo prevê testes em humanos para 2018, mas já demonstrou sucesso em experimentos com primatas.

"Eles são mais potentes e têm uma amplitude maior do que qualquer anticorpo natural que tenha sido descoberto", avaliou Gary Nabel, diretor científico da Sanofi e um dos autores do estudo, à 'BBC'. "Estamos conseguindo cobertura de 99% e com concentrações muito baixas do anticorpo", completou.

"É cedo ainda e, como cientista, espero que os primeiros ensaios sejam iniciados em 2018", continua. "Como médica na África, sinto a urgência de confirmar essas descobertas em humanos o mais rápido possível", afirmou Linda-Gail Bekker, presidente da Sociedade Internacional de Aids.

Foto: © ktsdesign - Shutterstock.com