Muito carboidrato pode ser pior do que gordura

Natali_CCM - 27 de setembro de 2017 - 10:05

Muito carboidrato pode ser pior do que gordura

Estudo publicado na 'The Lancet' aponta que, em excesso, carboidratos oferece maior risco de morte

(CCM SAÚDE) — Uma pesquisa publicada na revista científica ‘The Lancet’ leva polêmica a respeito do consumo de carboidratos. Segundo o estudo, eles podem ser mais perigosos do que a gordura, se consumidos em excesso.



Conduzido com cerca de 135 mil pessoas de 18 países, o estudo acompanhou indivíduos por um período médio de sete anos e meio, coletando informações para associar sua alimentação a problemas cardiovasculares como infarto, AVC e insuficiência cardíaca.

Ao dividirem e compararem grupos de maior e menor consumo de carboidratos e gorduras, os cientistas descobriram que, entre os óbitos notificados, a mortalidade era 28% maior entre os que consumiam mais carboidrato e 23% entre os que ingeriam mais gordura.

Embora os resultados sejam concretos, alguns pesquisadores questionaram o fato de o estudo não ter considerado fatores de risco como o tabagismo, por exemplo, que eleva os riscos de morte por doenças cardiovasculares.

Em geral, especialistas recomendam que seja reduzido o consumo de carboidrato simples, como açúcar, doce e cereais refinados, mantendo a ingestão de arroz, batata, aveia, legumes e frutas.

Foto: © Robyn Mackenzie - Shutterstock.com