Indicado uso seguido de remédio contra vermes

Natali_CCM - 29 de setembro de 2017 - 09:00

Indicado uso seguido de remédio contra vermes

Em comunicado, OMS destaca que vermes comprometem o desenvolvimento de crianças nas regiões mais pobres

(CCM SAÚDE) — Um tratamento contra vermes intestinais pode proteger 1.5 bilhões de pessoas em risco, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Em relatório, a entidade recomenda o uso de um medicamento de forma periódica.



Ao recomendar a desparasitação, a OMS indica o uso contínuo de um compromisso para se proteger contra vermes que prejudicam o desenvolvimento de crianças em todo o mundo, afetadas por quatro espécies principais de vermes.

"Eles [os parasitas] são um grande problema de saúde pública porque os vermes interferem na capacidade das pessoas de absorver nutrientes, impedindo o crescimento e o desenvolvimento físico de milhões de crianças", enfatiza a entidade.

Atualmente, para combater parasitas, a OMS utiliza medicamentos doados pela indústria farmacêutica. "Há um consenso global baseado em evidências de que a desparasitação periódica em grande escala é a melhor maneira de reduzir o sofrimento causado por vermes intestinais", diz Dirk Engels, diretor do Departamento de Doenças Tropicais Negligenciadas da OMS, em nota.

Ao tratar de forma regular pelo menos 75% das 873 milhões de crianças que vivem em áreas com alta prevalência de verminoses, a OMS pretende eliminar os danos gerados por esse tipo de infecção até 2020, atuando em conjunto com instituições que elevam os níveis de higiene, saneamento básico e acesso à água potável - algo disponível para apenas 39% da população global.

Foto: © Stephen Bures - 123RF.com