OMS lança plano para eliminar cólera do mundo

Pedro.CCM - 4 de outubro de 2017 - 07:26

OMS lança plano para eliminar cólera do mundo

Objetivo da força-tarefa global é reduzir em 90% as mortes pela doença até 2030; vacina oral está disponível

(CCM SAÚDE) — A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou, nesta quarta-feira (4), a Força-Tarefa Global para Controle da Cólera. A iniciativa tem como objetivo reduzir as mortes pela doença em 90% até 2030.



A cólera é uma doença bacteriana normalmente transmitida pelo consumo de água contaminada. Atualmente, 47 países - a maioria africanos - sofrem com a doença, erradicada na Europa e na maior parte das Américas. A cólera mata 95 mil pessoas por ano e contamina outras 2,9 milhões.

"Essa é uma doença da desigualdade, que afeta os mais pobres e vulneráveis. É inaceitável que no século XXI a cólera continue a destruir vidas. Devemos agir agora e unidos", afirmou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Gebreyesus.

A força-tarefa, que reúne governos, agências internacionais e organizações não-governamentais, vai basear sua ação em três eixos principais: diagnóstico precoce e resposta rápida contra surtos, prevenção da recorrência da doença em áreas específicas (estima-se que até 80 milhões de pessoas vivam em regiões afetadas pela cólera anualmente) e mecanismos de coordenação entre doadores, corpo técnico e governos.

De acordo com comunicado do grupo, que conta com mais de 50 entidades, as medidas poderão eliminar a cólera em 20 países. Para isso, serão necessários investimentos em tratamento de água e saneamento básico e também para distribuição da vacina oral contra a doença, que tem dois modelos já aprovados pela OMS.

Foto: © John Wollwerth - 123RF.com