Sobrepeso gera 40% dos casos de câncer

Natali_CCM - 5 de outubro de 2017 - 10:15

Sobrepeso gera 40% dos casos de câncer

Pesquisa indica que ações preventivas são fundamentais para evitar que a doença se desenvolva

(CCM SAÚDE) — Estudo com 630 mil pessoas acima do peso nos Estados Unidos indica que cerca de dois terços teve câncer. Mais frequente dos 50 aos 74 anos, o problema atinge em especial mulheres, que tiveram 55% dos tumores ligados ao sobrepeso.



"Ter sobrepeso põe as pessoas em alto risco de sofrer de diferentes tipos de câncer", disse Brenda Fitzgerald, diretora do Centro para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC). "Atingindo um peso saudável e mantendo-o, todos podemos ter um papel na prevenção do câncer", completou.

É fato que o excesso de peso aumenta o risco de desenvolver 13 tipos de tumor e essa taxa só aumenta, segundo os pesquisadores. A única doença associada ao peso que apresentou redução foi o câncer colorretal, que diminuiu entre 2005 e 2014, com uma queda de 23%.

O controle da alimentação e a prática de exercícios físicos garantem a manutenção do IMC (divisão do peso pela altura ao quadrado). Uma pessoa acima do peso apresenta essa taxa entre 25 e 29,9 e alguém obeso tem IMC acima de 30.

Foto: © olegdudko - 123RF.com