Potássio evita infartos e derrames, diz estudo

Natali_CCM - 10 de outubro de 2017 - 11:12

Potássio evita infartos e derrames, diz estudo

Mineral, presente em frutas como a banana, é capaz de prevenir o endurecimento das artérias

(CCM SAÚDE) — A banana, muito utilizada para prevenir câimbras durante os exercícios físicos, é rica em potássio, mineral apontado como um aliado na prevenção ao infarto e ao derrame, segundo pesquisadores dos Estados Unidos.



Em um estudo conduzido com animais, os cientistas descobriram que o potássio evita o endurecimento das artérias, que geram problemas cardiovasculares como infarto e AVC.

"Usamos fosfato de sódio para induzir a calcificação das células do músculo liso vascular no sistema de cultura de células. Um dos nossos parceiros adicionou produtos químicos diferentes, incluindo o fosfato de potássio. Inesperadamente, ele descobriu que essa substância inibiu a calcificação dessas células", contou, ao jornal ‘Correio Braziliense’, Yabing Chen, professora de patologia da Universidade do Alabama e pesquisadora do Centro Médico de Birmingham.

No estudo feito com ratos, os pesquisadores descobriram que os animais alimentados com baixo teor de potássio tiveram grande aumento na calcificação vascular, perdendo a elasticidade da parede arterial. “Essa calcificação das células musculares lisas vasculares é altamente perigosa em uma variedade de condições patológicas, como aterosclerose, diabetes e insuficiência renal crônica”, completa a pesquisadora.

Já as cobaias que receberam potássio em sua dieta não apresentaram esses sintomas, como aumento da pressão arterial, que desencadeia complicações maiores. Por isso, os especialistas recomendam a inclusão de potássio e seus complementos na dieta diária das pessoas.

Foto: © Andrey Kiselev - 123RF.com