Descoberto por que febre de grávida afeta bebê

Pedro.CCM - 11 de outubro de 2017 - 08:56

Descoberto por que febre de grávida afeta bebê

Células que formam coração e mandíbula são sensíveis ao aumento de temperatura, diz estudo

(CCM SAÚDE) — Cientistas da Universidade Duke, nos Estados Unidos, conseguiram determinar qual o motivo de casos de febre no primeiro trimestre da gravidez estarem associados a malformações cardíacas e no rosto, como o lábio leporino.



Segundo a pesquisa, publicada na revista 'Science Signaling', as células responsáveis pela formação do coração e da mandíbula dos fetos possui sensibilidade à temperatura e, desta forma, alterações ocorridas na temperatura corporal da mãe, podem provocar defeitos no processo de desenvolvimento dessas estruturas.

O estudo, baseado na análise de animais, dá substância para a prescrição de alguns remédios para gestantes que apresentarem febre até a terceira e a oitava semana de gravidez, afirma o pediatra Eric Benner, um dos autores do trabalho.

"Minha expectativa é que os médicos, a partir desse estudo, passem a receitar medicamentos, principalmente o paracetamol, para redução da febre em grávidas. Esse tipo de droga já foi avaliada extensivamente e não traz riscos para a gestante, que em geral não deve tomar nenhum remédio", afirma o especialista.

Foto: © ESB Professional - Shutterstock.com