Teste: 36% dos alimentos estão contaminados

Pedro.CCM - 1 de novembro de 2017 - 08:54

Teste: 36% dos alimentos estão contaminados

Estudo do Greenpeace revelou que mais de um terço dos produtos tinha agrotóxicos proibidos ou acima do permitido

(CCM SAÚDE) —Uma pesquisa realizada pela ONG Greenpeace mostrou que 36% dos alimentos, alguns diariamente na mesa dos brasileiros, estão contaminados com agrotóxicos proibidos pela lei do país ou presentes em níveis acima do permitido.



Ao todo, a organização avaliou 113 kg de 12 tipos de alimentos de centrais de distribuição de São Paulo e Distrito Federal. Os produtos avaliados foram arroz branco e integral, feijão preto e carioca, banana nanica e prata, café, couve, laranja, mamão formosa, pimentão verde e tomate.

Além de mais de um terço dos produtos estarem contaminados, o estudo também revelou que cerca de 60% das amostras apresentavam algum resíduo de agrotóxico. Em certos casos, como do pimentão verde, havia sete variedades de agrotóxicos diferentes. O chamado efeito coquetel da presença de dois ou mais pesticidas pode ser ainda mais perigoso para a saúde.

O Greenpeace cobra do Governo Federal maior investimento em fiscalização da produção agrícola para impedir e combater o uso de agrotóxicos proibidos nas lavouras do país.

Foto: © Dionisio Dias Filho - 123RF.com