Jovens perdem audição cada vez mais cedo

Natali_CCM - 13 de novembro de 2017 - 09:52

Jovens perdem audição cada vez mais cedo

Conselho de Fonoaudiologia alerta que ruído excessivo causa perdas auditivas cada vez mais cedo

(CCM SAÚDE) — O Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa) emitiu um alerta importante para quem utiliza fones de ouvido. Segundo a entidade, cada vez mais jovens perdem a audição devido ao uso desse equipamento em volume alto.



"Notamos que a audição deles não é tão normal como antigamente, já há mais perda. E, se continuarem a usar esse som alto, terão uma perda irreversível, que não volta mais ao normal", disse a presidente do CFFa, Thelma Costa.

As perdas, de acordo com a instituição, aumentaram tanto por ruído industrial quanto por equipamentos de som. “Se você estiver a um metro da pessoa e ouvir o que ela está escutando, ela provavelmente terá uma perda de audição. A um metro, você não deve ouvir o que a pessoa está escutando no fone de ouvido”, completou Thelma.

A orientação, segundo ela, é baixar o volume para que não seja necessário utilizar um aparelho para surdez no futuro. A especialista ainda alerta. "O uso do aparelho não previne a progressão da perda de audição. A prevenção, no caso de exposição a ruído, é parar de se expor, então aquela perda estaciona, mas não melhora", ressaltou.

Foto: © Antonio Guillem - 123RF.com