Diabetes na mulher: obesidade eleva casos

Natali_CCM - 16 de novembro de 2017 - 09:42

Diabetes na mulher: obesidade eleva casos

Ministério da Saúde informa que número de pessoas com diabetes 1 e 2 disparou nos últimos dez anos

(CCM SAÚDE) — O número de pessoas acometidas pelo diabetes 1 e 2 tem crescido a passos largos nos últimos anos. Entretanto, nas mulheres, esse dado representa um perigo ainda maior - uma a cada dez são diagnosticadas com a doença.



De acordo com o Ministério da Saúde, os altos índices de sedentarismo e de obesidade fazem com que as mulheres sejam as principais vítimas do diabetes - 19,6% delas já foram acometidas pela doença.

Entre a população brasileira, o diabetes atinge 18,9% da população. Mais da metade dos brasileiros pesa mais do que deveria e essa é uma das principais causas do surgimento da doença.

Mulheres com mais de 35 anos que possuam obesidade abdominal, hipertensão arterial e triglicérides elevados têm mais chances de desenvolver a doença. Vale destacar que obesidade abdominal ocorre quando há circunferência da cintura maior de 88 cm nas mulheres e 102 cm nos homens.

O cuidado com o peso e a prática de exercícios físicos é fundamental para reduzir as chances de desenvolver o diabetes, que eleva o risco de doenças cardiovasculares como AVC e infarto. Cegueira, falência do rim e amputações de membros inferiores também são outros problemas causados pela doença.

Foto: © Luis Louro - 123RF.com