Estudo aconselha grávidas a dormirem de lado

Pedro.CCM - 22 de novembro de 2017 - 09:53

Estudo aconselha grávidas a dormirem de lado

Segundo pesquisa britânica, risco de morte do feto dobra em mulheres que adormecem de costas

(CCM SAÚDE) — Grávidas devem dormir de lado para reduzir o risco de morte de seus bebês. Esse é o conselho de uma pesquisa realizada no St Mary's Hospital de Manchester, no Reino Unido, com cerca de mil mulheres.



De acordo com o estudo, gestantes que dormem de costas apresentam o dobro de risco de morte do bebê. Os pesquisadores avaliaram informações de 291 mulheres cujos bebês nasceram mortos e outras 735 que tiveram partos de sucesso. O trabalho também mostrou que a posição em que a grávida acorda não é relevante para o prognóstico do feto.

"O que não quero é que as mulheres acordem de costas e pensem: 'fiz algo horrível com meu bebê'. A questão que pesquisamos é específica: em qual posição as pessoas foram dormir e por quanto tempo permaneceram nelas comparado com outras. Você não pode fazer nada em relação à posição que acorda, mas pode escolher a posição em que vai dormir", afirma Alexander Heazell, líder da pesquisa.

Apesar não ter sido capaz de determinar com precisão as causas dessa relação, Heazell acredita que ela esteja ligada à pressão realizada pelo próprio peso do bebê sobre os vasos sanguíneos da mãe, o que reduziria o fluxo de oxigênio para a criança.

Foto: © dolgachov - 123RF.com