Três xícaras de café ao dia podem evitar doenças

Pedro.CCM - 24 de novembro de 2017 - 12:24

Três xícaras de café ao dia podem evitar doenças

Segundo pesquisa, bebida reduziria risco de doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer

(CCM SAÚDE) — O café talvez seja o produto mais discutido pela medicina. Desta vez, a mais recente pesquisa defende seu consumo. Estudo britânico mostrou que três xícaras de café por dia podem evitar doenças cardíacas e algumas formas de câncer.



O estudo da Faculdade de Medicina de Southampton, no Reino Unido, analisou dados de mais de 200 trabalhos anteriores e concluiu que pessoas que ingerem até 400 gramas de cafeína por dia (entre três e quatro xícaras de café) apresentaram risco 30% menor de sofrer derrames em comparação a quem não fazia uso da substância. Já o risco de infarto foi 19% menor.

No entanto, Paul Roderick, um dos autores do levantamento, faz algumas ressalvas. Em primeiro lugar, ele aponta que gestantes não devem seguir essa recomendação já que a cafeína em excesso pode trazer problemas no desenvolvimento do feto e elevar o risco de aborto espontâneo.

Além disso, o consumo de café tem que levar em conta também outras ingestões de cafeína feitas ao longo do dia. O produto está presente em chocolates, chás e refrigerantes, por exemplo, e o consumo elevado de cafeína causa riscos que superam os possíveis benefícios demonstrados na pesquisa.

Foto: © rawpixel - 123RF.com