Roupa íntima pode ter 10 mil bactérias e fungos

Natali_CCM - 27 de novembro de 2017 - 10:07

Roupa íntima pode ter 10 mil bactérias e fungos

Pesquisa feita por universidade de Campinas avaliou cuecas, calcinhas e sutiã usados e novos

(CCM SAÚDE) — Um estudo feito em Campinas (SP) com diversas roupas íntimas encontrou 10 mil bactérias e fungos nas peças usadas, após lavagens, bem como nos itens novos. Em alguns casos, podem causar desde alergias até infecções graves.



Após analisar 52 peças, sendo 27 novas, englobando cuecas, sutiãs e calcinhas, os cientistas da Faculdade Devry Metrocamp chegaram à conclusão de que 85% delas tinha bactérias resistentes, com risco de doenças em 92% delas.

"Analisamos o forro, a parte que fica muito mais em contato com o ânus e a região vaginal ou peniana. Se a pessoa já tem uma predisposição, fez uma cirurgia ou está com uma ferida, pode desenvolver dias depois um desconforto. É uma irritação, uma ardência e isso pode levar a um quadro de infecção mais grave", disse Rosana Siqueira, doutora em ciência de alimentos, bióloga.

Segundo os pesquisadores, a falta de higienização correta foi o principal problema. O excesso de microorganismos em calcinhas e cuecas pode causar corrimento, dor, febre, alergia, ardência, irritação na pele, infecções de urina graves, anais e penianas, além de inflamações.

As peças novas também são sujeitas a diversas bactérias e fungos. "[Encontramos] Staphylococcus aureus, Staphylococcus saprophyticus e Candida albicans, que são microorganismos que fazem parte da microbiota da maioria da população. Ou são provenientes do material utilizado, dos manipuladores, ou das pessoas que estavam ali para comprar. O novo não é sinônimo de segurança", diz Rosana.

Mulheres que amamentam, principalmente, devem ter cuidado com os sutiãs, já que os fungos e bactérias encontrados podem causar desde irritação na pele até furúnculo, inflamações nos mamilos, micoses e manchas.

Para evitar esse tipo de problema, os especialistas recomendam que as roupas íntimas não sejam lavadas com sabão em pó ou outros produtos durante o banho, mas com sabão neutro. Não deixar itens no cesto de roupas também é importante, pois devem ser lavados o quanto antes.

Foto: © Atstock Productions - Shutterstock.com