Atualizadas regras para tomar vacina da dengue

Natali_CCM - 30 de novembro de 2017 - 10:21

Atualizadas regras para tomar vacina da dengue

Por reações, Anvisa recomenda que Dengvaxia seja tomada apenas por quem já teve a doença

(CCM SAÚDE) — A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta quarta-feira (29) que a vacina da dengue não deve ser tomada por quem nunca teve a doença.



De acordo com a entidade, a imunização é segura apenas para quem foi infectado pelo vírus e a Dengvaxia, do laboratório francês Sanofi Pasteur, pode gerar formas mais graves da doença em quem nunca a teve.

Por ora, as diretrizes para vacina da dengue indicadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam um acompanhamento de pacientes dos testes iniciais por quatro anos, o que, de acordo com a Sanofi, foi feito.

"A gente observou alguns casos de febre, fizemos o exame da prova do laço. Houve um aumento das células vermelhas no sangue, queda das plaquetas e manchas roxas no corpo e nas gengivas", disse Sheila Honsani, diretora do laboratório.

"Vimos que quem nunca tinha tido a dengue apresentou um maior risco, um risco pequeno, de 0,5%, mas houve um aumento dos efeitos colaterais", explicou Honsani, completando que o risco estimado para pessoas nunca infectadas é de 5 casos de hospitalização a cada mil pacientes vacinados.

A Dengvaxia, nome da vacina contra a dengue, começou a ser distribuída em 2016 e está disponível na rede privada. Foi testada previamente em 40 mil pessoas e é indicada apenas para pessoas com mais de nove anos.

Foto: © goodluz - 123RF.com