Casos de HIV aumentam 5% no Brasil em 2016

Pedro.CCM - 4 de dezembro de 2017 - 07:07

Casos de HIV aumentam 5% no Brasil em 2016

Números têm crescido desde 2014, quando país determinou notificação obrigatória da doença

(CCM SAÚDE) — O Ministério da Saúde informou na última sexta-feira (1º), Dia Mundial de Luta Contra Aids, que o número de casos de infecção pelo HIV aumentou em cerca de 5% no país em 2016 em comparação com o ano anterior.



Ao todo, o total de novos casos foi de 37.884 no ano passado contra 36.360 há dois anos. Esse é o terceiro aumento consecutivo do índice. Segundo o Ministério da Saúde, parte desse crescimento se deve à notificação obrigatória dos casos de infecção a partir de 2014. Apenas naquele ano, os registros cresceram mais de 50%.

Outra explicação para o aumento registrado é a maior disponibilidade de testes rápidos para o HIV nos postos de saúde do país. Somente no último ano, a oferta desses exames cresceu 49%.

No entanto, a incidência maior de casos de HIV positivo entre homens jovens é uma das principais preocupações de especialistas. Nos últimos anos, esse grupo tem sido um dos poucos a registrar aumento, principalmente por uma menor atenção no uso de preservativo durante as relações sexuais.

Também nesta sexta-feira, o ministério anunciou que começará a ser introduzida no Brasil a profilaxia pré-exposição (PrEP). O tratamento inovador previne a infecção a partir do uso de um comprimido diário. Além de não substituir o preservativo, o medicamento será oferecido apenas para grupos vulneráveis, como profissionais do sexo, transexuais e casais nos quais apenas um parceiro possui o vírus.

Foto: © Jarun Ontakrai - Shutterstock.com