EUA vão mudar política para homeopatia

Pedro.CCM - 20 de dezembro de 2017 - 07:23

EUA vão mudar política para homeopatia

Órgão regulador do país quer combater produtos com substâncias tóxicas e para doenças graves

(CCM SAÚDE) — Os Estados Unidos pretendem tornar mais rígido o processo de análise e aprovação de produtos homeopáticos, aponta comunicado do Food and Drug Administration (FDA), órgão regulador similar à Vigilância Sanitária.



As novas medidas, que passarão os próximos 90 dias sob discussão pública, serão focadas sobre alguns tipos específicos de drogas homeopáticas, principalmente aquelas voltadas para bebês e crianças, as que prometem tratar doenças graves e as que contêm substâncias tóxicas e potencialmente perigosas.

"Em muitos casos, as pessoas têm depositado sua confiança e dinheiro em terapias que podem trazer pouco ou nenhum benefício para o tratamento ou mesmo causar danos significativos e irreparáveis por falhas na produção da droga ou presença de princípios ativos que não foram testados adequadamente", afirma o diretor do FDA Scott Gottlieb, em nota.

A sugestão da agência altera decisão de 1988 que retirava a exigência de que produtos homeopáticos passassem pelos mesmos padrões de análise de drogas convencionais. Desde então, no entanto, o mercado de homeopatia no país cresceu muito, atingindo faturamentos na casa dos 3 bilhões de dólares (R$ 9,8 bilhões).

Foto: © Bjoern Wylezich - Shutterstock.com