Anti-inflamatório causaria infertilidade masculina

Natali_CCM - 10 de janeiro de 2018 - 10:16

Anti-inflamatório causaria infertilidade masculina

Pesquisa descobriu pessoas que desenvolveram hipogonadismo, que afeta produção de hormônios

(CCM SAÚDE) — Uma pesquisa conduzida na Dinamarca indica que o ibuprofeno, anti-inflamatório bastante utilizado, pode gerar uma disfunção hormonal em homens, levando à infertilidade em jovens adultos.



Publicado no PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences), o estudo indica, ainda, que o uso de ibuprofeno sem supervisão médica pode afetar a função testicular, inclusive a produção de testosterona, provocando disfunção erétil e fadiga.

Conduzida pelo neurologista David Møbjerg Kristensena, da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, a pesquisa avaliou os efeitos do analgésico em 31 homens saudáveis entre 18 e 35 anos que utilizaram 600 mg de ibuprofeno diariamente pelo período de duas semanas.

Para chegarem a essa conclusão, os pesquisadores excluíram pessoas com IMC (Índice de Massa Corporal) acima de 30, com evidência de úlcera, sinais de disfunção hepática ou renal. Depois, observaram que os homens desenvolveram hipogonadismo, condição em que os testículos não produzem hormônios ou espermatozoides adequadamente.

Foto: © Shawn Hempel - 123RF.com