Banhos de sauna evitam problemas cardíacos

Natali_CCM - 22 de janeiro de 2018 - 09:10

Banhos de sauna evitam problemas cardíacos

Pesquisa indica que ficar por 30 minutos na sauna previne hipertensão e acúmulo de placas de gordura

(CCM SAÚDE) — Um pesquisa finlandesa indica que banhos de sauna de 30 minutos evitam a hipertensão arterial e o acúmulo de placas de gordura nas artérias, trazendo benefícios similares aos das corridas.



Os especialistas observaram que, após a sessão de sauna, a pressão dos voluntários foi reduzida e a elasticidade vascular foi elevada. Ao mesmo tempo, a frequência cardíaca aumentou em nível similar ao de exercícios físicos de média intensidade, como a corrida.

Publicado no 'Journal of Human Hypertension', o estudo indica que a sauna pode ser utilizada como terapia auxiliar para quem tem problemas cardíacos.

Jari Laukkanen, principal autor do estudo, acompanhou 102 voluntários com idade média de 51 anos e sem diagnóstico de problemas cardíacos. “A sauna é útil após o treinamento físico, para a saúde, o corpo e a mente”, conta o pesquisador ao jornal 'Correio Braziliense'.

"Todos esses fatores mostram como a função vascular é melhorada com essa atividade. Vemos como ela reduz a pressão sanguínea e aumenta a adesão vascular, ou seja, impede o endurecimento arterial, problema que pode gerar complicações ainda mais graves, como a aterosclerose", explica.

Embora a sauna traga inúmeros benefícios, os especialistas destacam que pessoas com doenças infecciosas não podem usá-la, bem como quem teve angina recentemente, indivíduos que não têm a hipertensão controlada e quem sofreu infartos recentes.

Foto: © olegdudko - 123RF.com