Carnaval: uso de glitter pode causar perda visual

Natali_CCM - 7 de fevereiro de 2018 - 10:39

Carnaval: uso de glitter pode causar perda visual

Especialistas alertam que alguns materiais são perigosos para a saúde dos olhos

(CCM SAÚDE) — O carnaval é tempo de muita cor, adereços e festa, mas alguns enfeites podem trazer sérios riscos à visão, desde lesões até infecções graves e perda visual. E um deles é o famoso glitter.



Composto por pedaços de plástico, folhas de alumínio, óxidos de ferro e bismuto e dióxido de titânio, o glitter e cílios postiços ou de LED contêm elementos que podem prejudicar a visão.

"Caso encostem na superfície da córnea, esses materiais podem causar lesões como infecções graves, que vão desde cicatrizes corneanas até a possibilidade de perda visual", explica Rita de Cássia Lima Obeid, especialista em Plástica Ocular e Vias Lacrimais do Hospital CEMA.

A especialista destaca, ainda, que a não higienização desse itens pode levar bactérias e fungos aos olhos. O sarau de espuma, em contato com os olhos, também pode causar irritação e lesões como queimaduras e úlceras.

Para evitar que isso aconteça e garantir, ao mesmo tempo, a diversão, os médicos recomendam que sejam evitadas maquiagens pesadas e cílios postiços. Se for usá-los, o recomendável é tomar cuidado para a cola não escorrer e atingir a superfície corneana. Demaquilante cremoso é o produto mais indicado para remover esses produtos do rosto.

Foto: © diogoppr - 123RF.com