Carboidratos deram inteligência aos humanos

Pedro.Saude - 24 de agosto de 2015 - 09:26

Carboidratos deram inteligência aos humanos

Estudo internacional comprovou que evolução do cérebro humano ocorreu graças à dieta rica em glicose, presente na substância

(CCM SAÚDE) - Os carboidratos são hoje considerados vilões das dietas e muita gente corta o consumo de alimentos ricos na substância para conseguir emagrecer. Porém, estudo feito por pesquisadores da Austrália, Espanha e Inglaterra garante que esse tipo de produto, principalmente tubérculos como a batata, foram cruciais para o desenvolvimento do cérebro humano, promovendo a diferenciação da nossa espécie.

Há cerca de um milhão de anos, segundo os cientistas, nosso organismo multiplicou a quantidade de amilases salivares, enzima responsável por transformar os carboidratos em açúcares. E essa glicose foi fundamental para o desenvolvimento do cérebro, garantindo a evolução da espécie humana.

Ainda de acordo com o estudo, o domínio do fogo e o consequente cozimento dos tubérculos também foi crucial nessa evolução já que o corpo encontra maiores dificuldades para degradar células cruas de carboidratos.

Com isso, a pesquisadora Karen Hardy, à frente dos trabalhos na Universidade Autônoma de Barcelona, na Espanha, defende a presença de carboidratos na dieta humana, ao contrário do que preconizam muitos nutricionistas. "Os humanos modernos requerem uma fonte confiável de carboidratos glicêmicos para manter o funcionamento adequado de nosso cérebro, médula renal, glóbulos vermelhos e tecidos reprodutivos", aponta.

Foto: © Pixabay.