Exame de sangue antecipa câncer de mama

Pedro.Saude - 27 de agosto de 2015 - 09:40

Exame de sangue antecipa câncer de mama

Com nova técnica, pesquisadores conseguiram detectar recidiva da doença meses antes de outros testes

(CCM SAÚDE) - Descobrir o retorno de um câncer de mama pode ser devastador para uma mulher, mas pesquisadores ingleses estão perto de encontrar uma forma de antecipar esse diagnóstico e aumentar as chances de sobrevivência das pacientes. Através de um simples exame de sangue, os cientistas do Instituto de Pesquisa do Câncer conseguiram antecipar em até oito meses a detecção da doença.



O trabalho, publicado na revista 'Science Translational Medicine', avaliou 55 mulheres já curadas de um câncer de mama. Buscando traços do DNA do tumor na corrente sanguínea delas, os médicos conseguiram prever a recidiva da doença em 12 dos 15 casos em que a neoplasia foi novamente detectada. De acordo com o estudo, as chances do câncer reaparecer é 12 vezes maior entre mulheres que mantêm traços do tumor no sangue.

"Estamos caminhando para uma era de atendimento personalizado para pacientes com câncer. Esse teste pode nos ajudar a seguir um passo à frente da doença e selecionar tratamentos que explorem as fraquezas específicas de cada tumor", diz ao jornal 'The Guardian' o diretor do instituto, Paul Workman.

Apesar dos bons resultados, os pesquisadores acreditam que o novo exame de sangue não deve estar à disposição de pacientes no curto prazo. Para acelerar a chegada do produto ao grande público, a equipe planeja realizar experimentos com grupos maiores já no próximo ano.

Não é a primeira vez que exames de sangue conseguem diagnosticar tipos de câncer. Em junho, uma equipe norteamericana publicou artigo onde mostrava a eficácia de testes de sangue e saliva na detecção de câncer de cabeça e pescoço.

Foto: © Creative Commons - Flickr: Thirteen of Clubs.