40% dos idosos perderam todos os dentes

Pedro.Saude - 16 de setembro de 2015 - 10:17

40% dos idosos perderam todos os dentes

Queda da dentição é fruto da falta de cuidados odontológicos ao longo da vida; cárie é principal problema

(CCM SAÚDE) - A Pesquisa Nacional da Saúde (PNS), realizada pelo Ministério da Saúde em parceira com o IBGE, revelou que 41,5% dos brasileiros acima de 60 anos já perdeu todos os dentes. A cárie dentária é a principal doença bucal que leva à queda da dentição.

Segundo a especialista em implantodontia Regina Bregalda, a perda de todos os dentes é consequência da falta de cuidados com a saúde bucal, pouco incentivada no país. "Infelizmente a população brasileira não tem uma cultura de cuidados odontológicos desde cedo. Achamos que perder os dentes ao longo da vida é algo normal. Mas se tivermos atenção, há grande possibilidade de chegarmos à terceira idade com os dentes na boca", explica ela ao jornal 'Correio Braziliense'.

Principal problema bucal entre crianças, a cárie dentária também é a grande responsável pelos casos de queda de dentes entre os idosos. A condição se agrava e torna-se mais frequente entre o grupo da terceira idade por conta da diminuição do fluxo salivar, conta o dentista Marco Túlio Ribeiro.

"Os dentes perdem e ganham mineral todo o tempo e a saliva tem fundamental importância nesse processo. Sendo assim, o ressecamento da mucosa tão comum entre idosos dificulta a auto-limpeza dos dentes, aumentando o risco desse problema", diz o especialista.

Além do caráter estético, a perda dos dentes dificulta a mastigação e, consequentemente, o processo digestivo. Tal situação pode reduzir a imunidade do idoso e concorrer para o surgimento de doenças infecciosas.

Foto: © Pixabay.