Mulher volta a enxergar após cirurgia inovadora

Pedro.Saude - 29 de setembro de 2015 - 10:40

Mulher volta a enxergar após cirurgia inovadora

Pesquisadores britânicos utilizaram células-tronco para recuperar visão da paciente; técnica pode atender milhões

(CCM SAÚDE) - Uma mulher se tornou a primeira paciente a recuperar a visão perdida através de cirurgia com células-tronco realizada por pesquisadores britânicos. O procedimento inovador foi feito há cerca de um mês no Hospital Moorfields Eye, em Londres, mas anunciado somente nesta terça-feira (29). Segundo a equipe médica envolvida na operação, o objetivo agora é aguardar os próximos meses para avaliar as consequências sobre a paciente e expandir seu uso.

A mulher, que não teve sua identidade revelada, sofre de degeneração macular relacionada à idade e perdeu a visão de forma repentina há cerca de seis meses. De acordo com os profissionais do Projeto Londres de Cura da Cegueira, outros 10 pacientes nas mesmas condições da mulher passarão pela cirurgia nos próximos 18 meses, mas a meta é levar o procedimento a toda a população afetada pela doença que, somente no Reino Unido, corresponde a 700 mil pessoas.

O transplante de células-tronco, segundo os médicos, é algo simples. Células do olho, chamadas de epitélio pigmentar retiniano, são inseridas na parte posterior da retina para que ela recupere suas funções, desgastadas pela doença. As expectativas dos profissionais é tornar essa cirurgia em um procedimento tão fácil quanto as operações de catarata realizadas atualmente.

"Hoje, preparamos as células para um paciente, mas a meta maior é poder produzi-las em laboratório de maneira industrial para que qualquer pessoa que sofra de degeneração macular possa voltar a enxergar", explicou o médico Hilary Jones.

Foto: © Pixabay.