Dormir bem melhora sistema imunológico

Pedro.Saude - 30 de setembro de 2015 - 09:21

Dormir bem melhora sistema imunológico

Sono prolongado desenvolve a memória dos glóbulos brancos, responsáveis pela doença do organismo

(CCM SAÚDE) - Uma boa noite de sono recarrega as baterias e dá disposição para as obrigações do dia seguinte. Mas seus benefícios também se estendem a longo prazo. Artigo publicado nesta terça-feira (29) na revista científica 'Trends in Neurosciences' revela que o sono fortalece o sistema imunológico e tem papel fundamental no combate a infecções por vírus e bactérias.



De acordo com os pesquisadores envolvidos na pesquisa, dormir cerca de oito a nove horas por dia garante que as células de defesa do corpo - os glóbulos brancos - armazenem melhor em sua memória informações sobre os organismos invasores. Com isso, o sistema imunológico consegue atuar de maneira mais eficaz no caso de uma nova infecção pelos mesmos micro-organismos.

Para o neurocientista e um dos líderes do estudo Jan Born, da Universidade de Tubingen, na Alemanha, a descoberta é uma grande novidade. "É possível dizer que esses dados dão um novo desenvolvimento para a pesquisa sobre o sono e a formação da memória", explica o pesquisador.

Por outro lado, Born alerta que os resultados do estudo mostram que o acúmulo de noites mal dormidas podem ter influência negativa sobre a proteção do corpo. "Se não dormimos bem, o sistema imunológico passa a focar em partes erradas do agente patogênico e qualquer mutação dele exige uma concentração maior de células para derrotá-lo", aponta.

Foto: © Pixabay.