Menopausa tardia traz risco de câncer de mama

Pedro.Saude - 1 de outubro de 2015 - 08:45

Menopausa tardia traz risco de câncer de mama

Cada ano de menstruação após os 40 aumenta em 6% as chances de desenvolvimento da doença

(CCM SAÚDE) - Mulheres que entram na menopausa depois dos 40 anos têm risco aumentando de desenvolver câncer de mama, revelou estudo das universidades britânicas de Cambridge e Exeter publicado na revista científica 'Nature Genetics'. Segundo a pesquisa, as possibilidades aumentam em 6% a cada ano que a mulher segue convivendo com a menstruação depois dos 40.



A explicação está na menor exposição ao hormônio estrogênio sofrida por mulheres em menopausa ainda na casa dos 30 anos, aponta Deborah Thompson, da Universidade de Cambridge e co-autora do estudo. Por outro lado, afirma ela, essas mulheres têm risco maior de desenvolver osteoporose e diabetes tipo 2 ao longo da vida.

O estudo, que analisou informações genéticas de 70 mil mulheres europeias, também concluiu que a idade em que cada mulher entrará na menopausa é determinada por fatores genéticos. No entanto, ainda é desconhecido quais genes são responsáveis por essa definição e sua participação no risco de doenças.

O câncer de mama é a forma da doença que mais afeta mulheres em todo o mundo, respondendo por 25% dos novos casos registrados a cada ano. Somente no Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima a ocorrência de 57.120 novos casos em 2015 e 14.388 mortes. Os homens, também afetados pela doença, respondem por 181 desses óbitos.

Foto: © Pixabay.