Café pode ajudar na prevenção de doenças cardíacas

ibero.modo - 17 de abril de 2015 - 10:29

Café pode ajudar na prevenção de doenças cardíacas

Estudo sul-coreano mostra no que a bebida preferida dos brasileiros pode realmente ajudar sua saúde

(CCM SAÚDE) - Uma boa notícia para comemorar o Dia Interacional do Café: novo estudo da revista americana Heart aponta que o consumo moderado da bebida é suficiente para ajudar na obstrução de artérias e evitar doenças que afetam o coração.



A análise realizada para o estudo foi feita no Kangbuk Samsung Hospital, localizado na Coréia do Sul. O foco dos cientistas sul-coreanos não foi na bebida, mas sim nas causas das doenças arteriais. Os profissionais monitoraram 25 mil pessoas submetidas a exames regulares e acompanhamento médico de suas rotinas e chegaram à conclusão que essas que consumiram de três a cinco xícaras de café diariamente apresentaram menos sintomas de doença cardíaca.

Isso acontece porque foi observado que as pessoas que consumiram café nas doses moderadas - aliado aos fatos de não fumar, manter boa alimentação e se exercitar com frequência - acumularam menos cálcio em suas artérias. Quando há a calcificação, o coração é impedido de ser fornecido com o sangue rico em oxigénio suficiente, pois há obstrução nas artérias que o alimentam, podendo levar a complicações graves como o infarto.

O estudo pode ser uma boa notícia para os amantes do café. No entanto, é necessário confirmar esta hipótese definitivamente e isso exigirá a realização de mais pesquisas, asseguraram os cientistas.

Foto: © Pixabay.