Seis chás que beneficiam a saúde

Joana.Saude - 30 de outubro de 2015 - 14:01

Seis chás que beneficiam a saúde

Propriedades anti-inflamatórias, digestivas, calmantes e curativas são comprovadas cientificamente

(CCM SAÚDE) - Substâncias presentes em seis variedades de chá têm propriedades medicinais cientificamente comprovadas, de acordo com informações publicadas pela organização social e hospital Clínica Cleveland, nos Estados Unidos.

O chá verde reduz o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral, melhora a memória e protege a saúde dos ossos e visão. Da mesma forma, esta bebida ajuda a combater infecções e protege contra o desenvolvimento de câncer. De acordo com estudos realizados em animais, algumas variedades de chá verde contém substâncias que retardam danos renais e hepáticos em animais com diabetes. No entanto, os alegados efeitos antioxidantes do chá não são comprovados.

Já o chá branco é conhecido para ajudar a prevenir a diabetes, doenças cardíacas e câncer. Ele tem menos cafeína que o chá preto.

Aparentemente, o chá de hortelã ajuda a combater a infecção e prevenir doenças cardíacas, câncer e alergias, embora mais evidências científicas sejam necessárias para comprovar os efeitos. Por outro lado, está cientificamente provado que o óleo de hortelã melhora os sintomas de intestino irritável. Além disso, as folhas de hortelã tomadas em infusão já são utilizadas com eficácia como um remédio digestivo há muitos anos.

De acordo com testes em animais, chá de camomila ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue, alivia a ansiedade e reduz a inflamação e colesterol. Tomadas em uma infusão, as flores de camomila ajudam a dormir.

O sexto chá mencionado é o de hibisco que contém vitamina C e minerais. Este chá ajuda a reduzir a pressão arterial e o colesterol. Diversas pesquisas comprovaram que este chá prevene doenças cardíacas e câncer e ajuda a combater infecções bacterianas tais como as causadas pela bactéria E. coli.

A organização recomendou que os pacientes consumam extratos originais do chá, em pó, saco ou em folhas para poder se beneficiar das propriedades curativas da bebida. Em segundo lugar, os especialistas recomendam tomar apenas o chá, sem leite ou outras misturas lácteas, já que a caseína de leite pode diminuir os efeitos benéficos para o coração e os ácidos graxos aumentam níveis do colesterol ruim - o LDL.

Foto: © Pixabay.