Butantan garante vacina da dengue até 2016

luis.saude - 12 de junho de 2015 - 10:06

Butantan garante vacina da dengue até 2016

Após exigências da Anvisa, instituto informou que o prazo inicialmente estabelecido para produção da vacina está garantido

(CCM SAÚDE) - O Instituto Butantan, em São Paulo, informou por meio de nota que as exigências feitas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no processo para liberação da fase 3 da vacina contra dengue não vão alterar o cronograma do projeto. O prazo para a finalização da vacina até 2016 ainda está mantido.



Há alguns dias, a Anvisa devolveu o pedido de autorização da fase 3, fazendo algumas exigências. Enquanto as solicitações da agência não forem atendidas, a liberação para nova etapa do estudo não pode ser concedida.

A análise do pedido para início da fase 3 foi feita em caráter emergencial pela Anvisa, a pedido do próprio instituto. Nesse processo, a agência solicitou informações adicionais. O Instituto não informou a natureza das informações solicitadas ou quando tais dados serão fornecidos para a Anvisa. Mas, em nota, observou que a solicitação de dados adicionais são comuns nesses processos.

O instituto garantiu que o cronograma está sendo seguido à risca e que ainda em 2016 a vacina poderá ser entregue à população brasileira. Uma previsão diferente da que foi feita pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, na quarta-feira (10). Durante audiência pública, o ministro afirmou que, em um cenário otimista, a vacina do Butantã estará disponível somente em 2018.

Foto: © Pixabay.