Água salgada é eficaz na limpeza de feridas

Joana.Saude - 25 de dezembro de 2015 - 23:29

Água salgada é eficaz na limpeza de feridas

Pesquisa realizada por cientistas canadenses demonstrou que a água salgada é mais eficaz do que água e sabão para limpar feridas

(CCM SAÚDE) - Um estudo publicado no 'New England Journal of Medicine' revelou que o uso de água salina em vez da tradicional combinação de água e sabão pode ser mais eficaz para limpar feridas e fraturas ósseas, prevenindo infecções. Cientistas acreditam que a descoberta permitirá que os países em desenvolvimento reduzam as despesas de saúde em intervenções de tratamento de feridas abertas.

O estudo, conduzido por pesquisadores canadenses das universidades McMaster e McGill, no Canadá, teve a participação de 2.400 pessoas, principalmente homens acima de 40 anos com feridas abertas nas mãos ou pernas.

Para limpar a ferida foi utilizada água com sabão ou água salina (com três diferentes níveis de pressão). Depois os pacientes foram acompanhados para se verificar quantos deles precisaram de um novo tratamento nos doze meses seguintes à primeira limpeza por causa de uma infecção ou devido à má cicatrização.

Os resultados revelaram que os pacientes cujas feridas foram limpas com sabão e água necessitaram repetir o tratamento com maior frequência do que pacientes que usaram água salina. Portanto, o uso de uma solução salina com a pressão mais baixa é uma alternativa aceitável ao uso da água com sabão para limpar feridas de fraturas ósseas.

Para o professor Edward Harvey, co-autor do estudo, o menor custo de limpeza com água salina irá impedir que os países mais pobres sejam forçados a limitar o tratamento das feridas, uma vez o custo atual do uso de água com sabão em alta pressão é muitas vezes elevado para os hospitais.

Foto: © Pixabay.