Anvisa aprova novo teste de zika

Joana.Saude - 14 de fevereiro de 2016 - 22:20

Anvisa aprova novo teste de zika

Exame permite detectar doença após fase aguda de infecção

(CCM SAÚDE) – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou mais um teste do vírus da zika em exames de sangue. Um decreto, que será publicado no Diário Oficial da União na próxima segunda (15), permite a revenda do teste feito pela canadense Biocan Diagnostics e importado pela empresa Argoslab



O exame sorológico permite detectar o patógeno mesmo muito tempo após a infecção em 15 minutos, através da identificação da presença de anticorpos para o vírus.. "Trata-se de um ensaio imunocromatográfico capaz de detectar anticorpos IgG e IgM em amostras de sangue do paciente. Os anticorpos IgG permitem o diagnóstico pós-infecção e os do tipo IgM permitem a identificação da fase aguda da infecção", explica a Anvisa.

A Anvisa já havia liberado, na primeira semana de fevereiro, o registro de outros testes sorológicos para detecção de anticorpos do vírus zika, solicitado pela empresa alemã Euroimmun, que possui filial no Brasil.

Estes são os primeiros testes sorológicos utilizados no país, o que tornará possível identificar o vírus tanto em sua fase aguda como após a infecção. Os testes aplicados mais usados até agora são genéticos, do tipo PCR, que além de levar até uma semana para terem resultado só é eficaz durante o quadro agudo da infecção, quando a pessoa apresenta sintomas da doença.

Com a aprovação, acredita-se que será possível realizar com mais precisão e em maior escala o diagnóstico de pessoas infectadas pelo vírus no país. A empresa canadense alerta, entretanto, que os resultados do exame devem ser verificados por outros testes posteriormente para confirmação.

Foto: © Pixabay.