Cientistas criam lente que barra evolução da miopia

Natali.Saude - 8 de março de 2016 - 11:12

Cientistas criam lente que barra evolução da miopia

Lente progressiva tem o objetivo de corrigir a visão central e das laterais, diminuindo esforço para enxergar

(CCM SAÚDE) - O uso das lentes corretivas tem o objetivo de ajudar pacientes com miopia a enxergar melhor, porém, agora, uma descoberta da Universidade Politécnica da Catalunha, na Espanha, promete frear a evolução dessa deficiência visual com a criação de uma lente progressiva, que corrige o enfoque e evita o esforço dos olhos.

Embora não reverta a miopia, essas lentes funcionam como uma terapia preventiva, já que pessoas com altos graus de miopia têm maior risco de sofrer descolamento de retina, cataratas ou até cegueira.

Atualmente, as lentes convencionais corrigem a visão central, porém mantêm as laterais "borradas", o que faz com que o olho se esforce para focar a imagem, aumentando, consequentemente, a miopia. Com essa técnica, criada pela Faculdade de Oftalmologia da Catalunha, em colaboração com o Centro Médico Teknon de Barcelona e a Universidade Minho de Portugal, é possível ter uma imagem nítida em sua totalidade.

Embora existam as lentes bifocais, que corrigem deficiências de perto e de longe, as progressivas prometem se adaptar a todos os pontos intermediários, o que, até agora, era inédito. Segundo o estudo conduzido por esses pesquisadores em crianças, as que utilizaram as lentes progressivas tiveram 43% menos aumento no grau de miopia depois de um ano.

Quinta causa de cegueira no mundo, a miopia acomete cada vez mais crianças e jovens, que utilizam muitos equipamentos eletrônicos e forçam cada vez mais a visão. As novas lentes, que se aplicam apenas ao caso das lentes de contato e não aos óculos, já estão disponíveis para compra em alguns países da Europa.

© leungchopan - Shutterstock.com