Chikungunya pode causar danos ao coração

Natali.Saude - 30 de março de 2016 - 11:47

Chikungunya pode causar danos ao coração

Estudos comprovaram que vírus pode gerar meningoencefalite e problemas de visão

(CCM SAÚDE) — Embora menos falada na comparação com o zika vírus, a chikungunya também causa diversos problemas e complicações no ser humano. Dores e outros problemas sérios estão persistindo nas pessoas que foram contaminadas pelo vírus, e podem apresentar inflamação crônica nas articulações, problemas de visão e até mesmo meningoencefalite, uma espécie de meningite.



A dor provocada pela chikungunya é comparada a um problema reumatológico. Estudos demonstram que um grande percentual de pacientes infectados pelo vírus apresentam dores articulares até três anos depois da infecção. Geralmente, os problemas acontecem nas mãos, punhos e dedos dos pés. Cerca de 85% das pessoas acabam melhorando em seis meses.

Além disso, a chikungunya, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, pode causar miocardite, inflamação do músculo do coração que gera inchaço desse órgão e pode provocar meningoencefalite, tipo de meningite causado pela infecção das meninges e também do cérebro, podendo levar a um rebaixamento neurológico e ao coma.

Os sintomas da miocardite incluem muita dor de cabeça, desorientação, alterações neuropsiquiátricas, mudanças de comportamento e febre alta.

Foto: © takasu - Shutterstock.com