Exame de sangue pode detectar câncer

Pedro.Saude - 25 de junho de 2015 - 16:18

Exame de sangue pode detectar câncer

Testes combinados de sangue e saliva apresentaram taxa de acerto de 96% em pesquisa norteamericana

(CCM SAÚDE) - Cientistas da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, estão perto de comprovar que a combinação entre exames de sangue e saliva é capaz de determinar a presença de câncer de cabeça e pescoço. No futuro, os testes poderiam ser feitos em consultórios dentários a preços mais acessíveis.

O estudo norteamericano avaliou 93 pacientes já diagnosticados com a doença. Os pesquisadores detectaram o DNA do tumor em 71 deles (76%) após o exame de saliva. Já o exame de sangue foi aplicado em 47 pessoas e o câncer foi descoberto em 41 ocasiões (87%).

Porém, foi a combinação entre os dois tipos de teste que deu o melhor resultado. No total, 47 pacientes passaram por ambos os exames e o tumor foi encontrado em 45 deles, o que representa uma taxa de sucesso de 96%.

Ainda um protótipo, a descoberta dos cientistas ainda precisa de experiências mais abrangentes para tentar aprovação das agências reguladoras. Segundo os responsáveis pelo estudo, o produto, quando chegar às prateleiras, pode custar cerca de 50 dólares (R$ 155, em valores atuais) e ser oferecido em laboratórios e até consultórios dentários.

O câncer de cabeça e pescoço tem como principais fatores de risco o consumo de álcool, o tabagismo e a infecção por papilomavírus, o HPV. A doença afeta cerca de 50 mil pessoas por ano somente nos Estados Unidos, principalmente homens.

Foto: © Pixabay.