Conheça a importância de tocar os seus pés

Natali.Saude - 18 de abril de 2016 - 09:50

Conheça a importância de tocar os seus pés

Capacidade de alcançar a parte inferior com as mãos mostra flexibilidade das artérias

(CCM SAÚDE) — Você provavelmente já tentou algumas vezes e sabe se consegue tocar os dedos dos pés com as mãos. Essa capacidade, além de demonstrar a flexibilidade do seu corpo, também mostra a flexibilidade das artérias, segundo dois estudos recentes.

Um deles, liderada Por Kenta Yamamoto, da Universidade do Norte do Texas, nos Estados Unidos, indicou que um corpo menos flexível em pessoas com mais de 40 anos mostra rigidez aumentada das artérias. Outra pesquisa, conduzida por estudiosos japoneses, chegou a resultado semelhante.

Publicada pelo Centro Nacional para a Informação Biotecnológica dos Estados Unidos, a pesquisa indicou que pessoas de meia idade podem reduzir a rigidez arterial com uma rotina de exercícios de alongamento.

Com o objetivo de ajudar na tarefa de tocar os dedos dos pés, o site da 'BBC' lançou um programa chamado 'The Touch Your Toes Challenge' (Desafio de Tocar os Dedos do Pé, em tradução livre), com uma lista de alongamentos diários para aumentar a flexibilidade, que devem ser feitos constantemente. Além de melhorar a flexibilidade das artérias, os exercícios alongam a musculatura dos ombros, costas e músculos isquiotibiais.

Os exercícios propostos vão desde alongar glúteos, músculos isquiotibiais, panturrilha e, por fim, a tentativa de tocar os pés, destacando a necessidade de não fazer movimentos bruscos quanto tentar a ação.

Foto: © Dean Drobot - Shutterstock.com