Ácido acetilsalicílico pode reduzir câncer

Natali.Saude - 22 de abril de 2016 - 07:56

Ácido acetilsalicílico pode reduzir câncer

Estudo mostra que medicamento eleva a sobrevida de pacientes com diversos tipos de câncer

(CCM SAÚDE) — Ingerir ácido acetilsalicílico pode aumentar a sobrevida de pessoas com carcinomas no cólon, na próstata e na mama, segundo um estudo conduzido no País de Gales. De acordo com a pesquisa, publicada no jornal 'Plos One', o maior impacto seria no tumor colorretal, sobre o qual o ácido acetilsalicílico reduziria a mortalidade em 25%.



Embora o epidemiologista Peter Elwood, da Universidade de Cardiff, em Gales, tenha feito a descoberta, é importante ressaltar que ainda não há comprovação suficiente para prescrever o medicamento - que atua como analgésico e antitérmico - com o fim de combater o câncer.

Além de agir contra tumores, os benefícios do ácido acetilsalicílico, sintetizado no século 18, vão muito além de sua ação e já tiveram eficiência comprovada na proteção do coração e do sistema vascular.

Agora, para comprovar sua teoria em relação ao aumento da sobrevida de pacientes com câncer, Elwood fez uma revisão sistemática da literatura científica recente que tem a associação entre câncer e aspirina como foco, estudando 47 casos, sendo cinco randomizados, ou seja, com o objetivo de comparar a eficácia do remédio à do placebo.

Ao final do estudo, ele concluiu que portadores de câncer colorretal, de próstata e de mama foram beneficiados pelo medicamento.

Foto: © Pressmaster - Shutterstock.com