Abdominais podem fazer mal à saúde

Natali.Saude - 26 de abril de 2016 - 09:52

Abdominais podem fazer mal à saúde

Cientistas afirmam que esse tipo de exercício físico pode prejudicar os discos da coluna

(CCM SAÚDE) — Até agora, abdominais eram apontados como uma das formas de conquistar a famosa barriga tanquinho. Entretanto, recentemente, diversos cientistas começaram a levantar dúvidas acerca da real eficiência desses exercícios e o pior: em alguns casos, os abdominais podem fazer mal à saúde, argumentam alguns deles.

Após revisarem diversos estudos sobre exercícios abdominais, pesquisadores chegaram à conclusão de que eles melhoram a flexibilidade e a força muscular, porém não interferem na circunferência da cintura nem na quantidade de gordura na barriga.

Segundo Stuart McGill, professor de biomecânica da coluna na Universidade de Waterloo, no Canadá, os abdominais podem até prejudicar a coluna. Essa conclusão foi obtida após estudos utilizando cadáveres de porcos, repetidamente flexionando suas colunas da mesma maneira que uma pessoa faz ao praticar exercícios abdominais – por horas e horas a fio.

Ao examinar a coluna depois das sessões, o cientista percebeu que os discos foram comprimidos de tal maneira que ficaram abaulados. Se isso acontecer com uma pessoa, haverá pressão nos nervos, que pode gerar hérnias de disco ou dor nas costas.

Essa opinião é endossada por uma pesquisa publicada em 2005, baseada na observação de soldados em uma base americana e que atribuiu a esse tipo de exercício 56% das lesões crônicas ao longo de dois anos. Grande parte desses danos são causados por propensões genéticas de cada pessoa.

Para evitar danos à coluna e prejuízos à saúde, os especialistas recomendam apenas 60 repetições de abdominais por sessão, começando em 15 e aumentando gradativamente.

Foto: © Edyta Pawlowska- Shutterstock.com
Siga o CCM Saúde no Twitter