Música ajuda bebê a aprender a falar

Pedro.Saude - 28 de abril de 2016 - 08:48

Música ajuda bebê a aprender a falar

Crianças pequenas expostas a ritmos musicais tiveram maior ativação de área cerebral relacionada à fala

(CCM SAÚDE) — A música pode ser uma grande aliada no processo de aprendizado de fala de bebês. Um estudo realizado na Universidade do Estado de Washington, nos Estados Unidos, mostrou que crianças de 9 meses expostas a brincadeiras que envolviam música apresentam maior ativação das áreas cerebrais relacionadas à fala do que aquelas que puderam usar jogos sem som, com montagem de formas.



A pesquisa, divulgada na revista 'Proceedings of the National Academy of Sciences', acompanhou 39 bebês sendo que 20 deles foram introduzidos à música a partir de um pequeno tambor em que podiam brincar. Segundo as cientistas, o melhor desenvolvimento da fala a partir da música está relacionado ao ritmo. Tal característica é tão importante numa música quanto na hora de falar, o que daria essa vantagem ao bebê. Em média, a criança forma sua primeira palavra aos 9 meses.

"Os resultados sugerem que a exposição a um padrão rítmico pode melhorar a capacidade do bebê detectar sons e realizar previsões, uma habilidade cognitiva importante no processo de fala. É provável que a música influencie o desenvolvimento cerebral", aponta Christina Zhao, uma das pesquisadoras responsáveis pelo estudo.

A especialista também afirma que esse e outros estudos demonstram a velocidade com que bebês captam os estímulos do ambiente. Por conta disso, o hábito de interagir com a criança, com ou sem música, é fundamental para garantir que ela fale e se desenvolva dentro do tempo esperado.

Foto: © Pixabay.
Siga o CCM Saúde no Twitter