Vacina contra a gastrite é testada com sucesso

Pedro.Saude - 3 de julho de 2015 - 14:20

Vacina contra a gastrite é testada com sucesso

Experimento feito por pesquisadores chineses alcançou taxa de eficácia de 72%; tratamento é oral

(CCM SAÚDE) - A gastrite e outros distúrbios estomacais, como a úlcera péptica e o adenocarcinoma gástrico, afetam cerca de metade da população mundial. Para enfrentar essa série de doenças, causadas pela bactéria Helicobacter pylori, um grupo de pesquisadores chineses desenvolveu uma vacina oral para prevenir a ocorrência dos males. Os resultados foram publicados na revista 'The Lancet'.



Em experimento realizado com 4.464 crianças entre 6 e 15 anos que nunca tiveram contato com a bactéria, os cientistas conseguiram alcançar uma eficácia de 72% para o tratamento. Ao todo, 64 voluntários sofreram de gastrite até três anos depois dos testes. Somente 14 deles tinham recebido as três doses da vacina. Os outros 50 tomaram apenas um placebo.

Apesar de garantir que é preciso mais tempo para confirmar o real fator de proteção da vacina, os pesquisadores estão certos de que o tratamento é seguro e eficaz na prevenção das doenças gástricas e, com novos testes e a aprovação das agências reguladoras, pode chegar ao mercado dentro de alguns anos.

A participação da bactéria H pylori no surgimento de distúrbios estomacais foi descoberta apenas em 2005 pelos cientistas australianos Barry Marshall e Robin Warren. Desde então, doenças como gastrite e úlcera passaram a ser tratadas com uso de antibióticos. Antes, o único método de combate a esses problemas era a cirurgia.

Foto: © Pixabay.