Prisão de ventre associada ao vírus da herpes

Pedro.Saude - 9 de junho de 2016 - 07:42

Prisão de ventre associada ao vírus da herpes

Ligação entre os dois problemas foi descoberta por cientistas da Universidade de Yale e pode auxiliar em casos sem solução

(CCM SAÚDE) — Ocorrências de prisão de ventre e retenção urinária - dificuldades em esvaziar completamente a bexiga - podem estar associadas à infecção pelo vírus herpes simplex. A descoberta, até então jamais aventada, foi feita por uma equipe do Universidade de Yale, nos Estados Unidos. Segundo o imunibiologista Akiko Iwasaki, autor da pesquisa, o achado pode oferecer um caminho para casos de infecção gastrointestinal até hoje considerados sem causa.

O mecanismo descoberto pela pesquisa é complexo. O vírus da herpes infecta os genitais e passa posteriormente para os nervos da medula espinhal e, em seguida, para os neurônios do cólon. O dano provocado nesta porção do intestino grosso afeta o percurso do bolo fecal causando problemas como a constipação e outros distúrbios intestinais e que podem repercutir no estômago e no trato urinário.

Tal relação foi demonstrada em experimentos realizados em ratos. Como os roedores apresentam certas diferenças nos sistemas digestivo e urinário em relação aos humanos, não há comprovação de que o mesmo ocorra nas pessoas. No entanto, Iwasaki aponta que a relação da herpes com problemas intestinais é observada de maneira corriqueira em consultórios médicos.

"A principal descoberta é de que existem infecções inesperadas nos neurônios do cólon após infecção por herpes. Outros membros da família deste vírus, como o Epstein-Barr e citomegalovírus também já foram encontradas no cólon de pacientes com constipação crônica inexplicada", diz o pesquisador.

Foto: © Ljupco Smokovski - Shutterstock.com
Siga o CCM Saúde no Twitter