Falta de vitamina pode ser causa de enxaqueca

Pedro.Saude - 16 de junho de 2016 - 08:25

Falta de vitamina pode ser causa de enxaqueca

Déficit nos níveis de vitamina B2 e D provocaria problema; tratamento com suplementação será testado

(CCM SAÚDE) — A ocorrência de crises de enxaqueca pode estar relacionada com a carência de algumas vitaminas, revelou estudo realizado por pesquisadoras do Hospital Infantil de Cincinnati, nos Estados Unidos. Níveis baixos das vitaminas B2 e D, além da coenzima Q10, composto similar a uma vitamina presente em todas as células humanas, foram constatados em uma alta porcentagem de crianças, adolescentes e jovens adultos que padecem do problema.

A condição afeta tanto homens quanto mulheres. No entanto, entre elas, é mais comum a deficiência nos níveis de Q10 enquanto nos homens a falta de vitamina D foi mais expressiva. Por outro lado, pacientes com quadros crônicos de enxaqueca apresentavam, em geral, combinação de carência de vitamina B2 e da coenzima.

O próximo passo do estudo, capitaneado pela neurologista Suzanne Hagler, é observar a eficácia da suplementação vitamínica como tratamento para a enxaqueca, seja aguda ou crônica. Nesta fase do estudo, a terapia alternativa foi combinada com alguns medicamentos, o que inviabilizou a sua análise.

"As pesquisas seguintes vão nos ajudar a elucidar a efetividade da suplementação em pacientes com enxaqueca e também se aqueles com déficits leves terão maiores chances de se beneficiar com o tratamento", aponta a especialista.

Foto: © lenetstan - Shutterstock.com
Siga o CCM Saúde no Twitter