Tratamento de fertilidade dá resultado em 5 anos

Pedro.Saude - 7 de julho de 2016 - 10:24

Tratamento de fertilidade dá resultado em 5 anos

Pesquisa dinamarquesa aponta que 71% das mulheres conseguiram engravidar nesse prazo; ligação com idade é forte

(CCM SAÚDE) — Tratamentos de fertilidade como a inseminação intrauterina ou a fertilização em in vitro dão resultado em até cinco anos, afirma pesquisa realizada na Dinamarca. Ao todo, 71% das mulheres fazendo este tipo de procedimento consegue engravidar dentro do período de 60 meses. Apesar disso, o estudo, que acompanhou 20 mil mulheres, também demonstrou que a idade da futura mãe influencia em grande medida no sucesso da terapia.

Na divisão por idade, mulheres com até 35 anos engravidaram no prazo de cinco anos em 80% dos casos. A taxa cai para 60% entre aquelas com mais de 35 e menos de 40 anos e vai a apenas 26% para as mulheres que já passaram dos 40. Além disso, o trabalho revelou que 14% das que conseguiram engravidar tiveram seus filhos de maneira natural. "Muitos casais que procuram técnicas de fertilização precisam apenas de mais tempo", diz o ginecologista Stuart Lavery, que participou do estudo.

Outra autora da pesquisa, Sara Malchau afirma que o levantamento é importante para orientar casais sobre as possibilidades de sucesso dos tratamentos de fertilidade tanto para serem pacientes quanto para saberem a hora de parar. "Esses tratamentos podem deixar casais confusos e é importante dar informações sobre as chances a longo prazo deles. Por outro lado, a questão da idade deixa uma mensagem: não tentem por muito tempo", aponta ela.

Foto: © Pixabay.
Siga o CCM Saúde no Twitter