Alguns sinais podem indicar diabetes; conheça

Natali.Saude - 26 de julho de 2016 - 10:12

Alguns sinais podem indicar diabetes; conheça

Pesquisa mostra que o Brasil é o quarto país do mundo com maior prevalência da doença

(CCM SAÚDE) — Os dados sobre o diabetes no Brasil são alarmantes. Segundo uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Diabetes, o país é o quarto país do mundo com maior evidência da doença, que afeta cerca de 14 milhões de brasileiros - 12% da população adulta. Por isso, conhecer os sinais desse mal oculto pode ajudar a detectá-lo precocemente e tratá-lo adequadamente.



Embora o diabetes seja uma doença silenciosa, há alguns indícios que podem ajudar a detectá-lo. No caso do diabetes tipo 1, que atinge principalmente crianças e adolescentes, sintomas como sede, excesso de urina e cansaço são comuns.

Nos outros 90% dos casos, que são de diabetes tipo 2, os sintomas quase não existem e, por isso, é fundamental que pessoas com mais de 45 anos façam check-ups regularmente - um censo recente mostrou que 50% das pessoas que possuíam a doença não sabiam da sua existência e a descobriram, muitas vezes, por conta das complicações na visão e nos rins.

Uma das principais causas do aumento de diabetes tipo 2 está associado ao envelhecimento, porém há outros dois fatores importantes que podem ser controlados: a obesidade e o sedentarismo. Praticar exercícios físicos e se alimentar de forma correta são as melhores formas de combater esse mal, que pode se manifestar com sede em excesso, aumento da urina, fome, tontura e cansaço, perda de peso, visão embaçada e infecções nas áreas genitais.

Foto: © Alexander Raths - Shutterstock.com
Siga o CCM Saúde no Twitter