Revelado segredo do orgasmo feminino

Pedro.Saude - 2 de agosto de 2016 - 10:57

Revelado segredo do orgasmo feminino

Explicação estaria na evolução das espécies e necessidade de descarga hormonal para ovulação

(CCM SAÚDE) — O orgasmo feminino é um dos fenômenos que mais intrigam cientistas em todo o mundo. Porém, uma equipe da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, afirma ter desvendado o mistério. Em estudo publicado na revista 'Molecular and Developmental Evolution', o grupo comandado pelo biólogo Günter Wagner aponta que um resquício do período pré-evolutivo é a causa do orgasmo entre as mulheres.

Durante o êxtase sexual, a mulher libera altas quantidades dos hormônios oxitocina e prolactina. Em algumas espécies de animais, como insetos e alguns mamíferos, esta descarga hormonal é fundamental para a liberação de óvulos e, consequentemente, para promover a concepção. Em primatas e nos seres humanos, contudo, a ovulação não precisa ser induzida e ocorre mesmo se a mulher não tiver mantido relações sexuais no período.

No entanto, a ovulação espontânea surgiu com a evolução da espécie humana que antes também necessitava da estimulação sexual para fazer os ovários funcionarem. Este passado de ovulação induzida seria o responsável pelo orgasmo e a liberação hormonal.

Os cientistas também apontam que a evolução provocou outras mudanças, como o deslocamento do clitóris, muito mais afastado no canal vaginal entre os humanos que em outras espécies que dependem da cópula para gerar descendentes.

Foto: © gpointstudio - Shutterstock.com
Siga o CCM Saúde no Twitter