Vitamina C pode atuar no combate à depressão

Pedro.Saude - 1 de setembro de 2016 - 12:54

Vitamina C pode atuar no combate à depressão

Combinação de medicamentos com ácido ascórbico demonstrou eficácia em teste com animais

(CCM SAÚDE) — Os benefícios da vitamina C, presente em frutas como laranja, limão e morango, pode ir além daqueles já conhecidos como combate a resfriados e fortalecimento do sistema imunológico. Pesquisa realizada na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apontou que o uso do ácido ascórbico, nome científico do elemento, potencializa a ação dos medicamentos que tratam a depressão.



O experimento foi feito em camundongos e seus resultados foram divulgados durante a Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental, realizada em Foz do Iguaçu, no Paraná. De acordo com Ana Lúcia Rodrigues, autora do trabalho, o fator mais positivo desta descoberta é a possibilidade de reduzir a dosagem de antidepressivos em humanos.

"Os antidepressivos têm muitos efeitos adversos, que são inclusive motivo de abandono do tratamento. Se conseguirmos baixar essa dose ao associá-los com um agente sem efeitos colaterais, teria talvez uma estratégia terapêutica muito promissora no tratamento da depressão", afirmou a cientista em entrevista ao site 'G1'.

Agora, a relação da vitamina C com o tratamento da depressão precisará ser testado em seres humanos. A pesquisadora acredita que o projeto não terá dificuldades de conseguir autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a nova fase de testes.

Foto: © davidsansegundo - Shutterstock.com
Siga o CCM Saúde no Twitter