Pesquisadores estudam tratar dor sem remédio

Natali.Saude - 1 de setembro de 2016 - 17:21

Pesquisadores estudam tratar dor sem remédio

Estudo sugere mais uso do laser de baixa intensidade e mobilização neural

(CCM SAÚDE) — Cientistas do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) estão avaliando duas técnicas para tratar dores sem remédios. Esses tratamentos, já utilizados em clínicas de fisioterapia, ainda não possuem base científica sólida, mas apresentam resultados positivos na redução da dor.



As técnicas estudadas são a aplicação de laser de baixa intensidade e a mobilização neural, na qual profissional realiza movimentos e alongamentos nos membros do paciente.

"Só nos últimos dez anos começaram a ser feitas pesquisas em animais, em que se pode tirar tecidos e conseguir uma resposta sobre qual é a base molecular envolvida", diz a professora Marucia Chacur, do ICB-USP, cujo grupo vem testando duas técnicas em ratos que apresentam dores neuropáticas, ou seja, associadas ao sistema nervoso central, e os resultados têm sido positivos.

Segundo ela, nos últimos anos tem havido uma interação maior entre a prática clínica e a ciência básica. Marucia observa que essas análises são de extrema importância, já que a dor aguda e crônica é cada vez mais prevalente na população mundial e essas técnicas são baratas e de fácil aplicação.

Foto: © KieferPix - Shutterstock.com

Siga o CCM Saúde no Twitter