Vício em cocaína agora tem vacina

Natali.Saude - 6 de setembro de 2016 - 10:22

Vício em cocaína agora tem vacina

Descoberta foi feita por cientistas brasileiros; substância ainda não foi divulgada

(CCM SAÚDE) — Uma descoberta feita por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais pode dar esperança a quem sofre com o vício em cocaína. Atualmente em testes com animais, a substância, que tem sido estudada há dois anos, será agora patenteada pelo grupo de estudiosos.



"Desenvolvemos uma molécula que estimula a produção de anticorpos contra a cocaína no sistema imunológico", afirmou o professor Angelo de Fátima, do departamento de Química Orgânica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), um dos responsáveis pela pesquisa.

"Esses anticorpos capturam a cocaína, impedindo-a de chegar ao cérebro, e reduzem os efeitos euforizantes da droga, o que leva o usuário a perder interesse no seu consumo”, explicou o acadêmico, que patenteará a descoberta para, então, divulgar o nome da substância utilizada na vacina.

Segundo o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), o consumo de cocaína no Brasil é quatro vezes maior do que a média mundial. A princípio, a vacina só será usada por pacientes altamente motivados a parar de tomar drogas, para prevenir o abuso de cocaína por crianças e adolescentes ou na luta contra o crack.

Foto: © Kaponia Aliaksei - Shutterstock.com

Siga o CCM Saúde no Twitter