Uma pessoa comete suicídio a cada 40 segundos

Pedro.Saude - 13 de setembro de 2016 - 12:23

Uma pessoa comete suicídio a cada 40 segundos

Ações do Setembro Amarelo estão voltadas para prevenção das ocorrências em países de baixa e média renda

(CCM SAÚDE) — Todos os anos, mais de 800 mil pessoas cometem suicídio em todo o mundo. O número corresponde a uma morte a cada 40 segundos. A taxa elevada - maior do que o total de óbitos pelo HIV, por exemplo - é alvo de ações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que organiza eventos durante todo o Setembro Amarelo, nome da campanha internacional de prevenção do suicídio.



Algumas estimativas apontam, porém, que este valor representa apenas 20% das tentativas de suicídio. E são estas pessoas que falham nestes momentos o principal alvo da agência internacional. Segundo a OMS, uma tentativa anterior é o maior fator de risco para o suicídio. Estes pacientes devem receber acompanhamento psicológico aproximado, recomenda o órgão.

Outro foco das atenções do braço de saúde das Nações Unidas são os países de renda baixa ou média. Neles, concentram-se cerca de 75% dos casos de suicídio em todo o mundo. Há também maior número de ocorrências em áreas rurais, o que faz com que o principal meio de suícidio seja o envenenamento por pesticidas, à frente de enforcamentos e uso de armas de fogo.

As ações de prevenção e controle do suicídio propostas pela OMS passam pela redução do acesso aos meios - pesticidas e armas -, políticas de redução do consumo de bebidas alcoólicas e expansão do tratamento a pacientes com depressão, ansiedade ou outros transtornos psicológicos.

Foto: © Stephen Mcsweeny - Shutterstock.com
Siga o CCM Saúde no Twitter