Suplemento de vitamina D ajuda a tratar asma

Natali.Saude - 16 de setembro de 2016 - 09:53

Suplemento de vitamina D ajuda a tratar asma

Com essa suplementação, risco de internação por asma em adultos cai pela metade

(CCM SAÚDE) — A vitamina D é apontada como uma substância repleta de benefícios e, agora, dois artigos apresentados na Europa e na Nova Zelândia ampliam as suas vantagens. Segundo os estudiosos, tomar algumas gotas da vitamina pode ajudar a combater a asma.

Os resultados foram obtidos após uma análise que envolveu 435 crianças e 658 adultos e encontrou evidências de que a suplementação, aliado ao medicamento tradicional de asmáticos, reduz ataques da doença crônica, que afeta 300 milhões de pessoas em todo o mundo.

Em outro estudo, uma equipe de pesquisadores da publicação médica 'Cochran Library' coletou informações de sete estudos realizados no Canadá, na Índia, no Japão, na Polônia, na Inglaterra e nos Estados Unidos. A maior parte das pessoas recrutadas tinha asma de leve a moderada, sendo que algumas apresentavam sintomas severos. Enquanto participavam dos testes, que duraram entre seis meses e um ano, quase todas continuaram tomando a medicação usual.

Os pesquisadores descobriram que a suplementação oral de vitamina D diminuiu os risco de crises graves (aquelas que requerem admissão hospitalar) de 6% para 3%. Também constataram que as gotinhas reduziram o número de vezes em que, por causa da gravidade dos ataques, os pacientes precisavam usar medicamentos esteroides.

"Nós constatamos que tomar uma dose suplementar de vitamina D concomitante ao tratamento padrão de asma reduz significativamente o risco de crises severas, sem causar efeitos colaterais", disse Adrian Martineau, do Centro de Pesquisa Aplicada de Asma da Universidade Queen Mary, em Londres.

Foto: © sumroeng chinnapan - Shutterstock.com

Siga o CCM Saúde no Twitter