Cerveja deixa as pessoas mais sociáveis

Natali.Saude - 19 de setembro de 2016 - 11:32

Cerveja deixa as pessoas mais sociáveis

Pesquisadores suíços confirmaram que pessoas sentem mais empatia após ingerir pequenas quantias de álcool

(CCM SAÚDE) — Uma pesquisa conduzida na Suíça confirmou o que muitas pessoas já sabiam: beber um copo de cerveja deixa as pessoas mais sociáveis e empáticas. A conclusão foi obtida após os cientistas analisarem 60 pessoas, com um número igual de homens e mulheres consumindo cerveja com e sem álcool.

Na sequência, essas pessoas foram submetidas a testes, que incluíam reconhecer feições, empatia e excitação sexual. As pessoas que ingeriram bebida alcóolica demonstraram mais desejo de estar na companhia de outras pessoas, em um ambiente aberto, animado e de conversa.

A cerveja também fez com que os participantes reconhecessem feições alegres mais facilmente e reforçou sua empatia emocional - particularmente entre as pessoas com baixos níveis iniciais de empatia.

"Embora muita gente beba cerveja e conheça os seus efeitos por experiência própria, existem surpreendentemente poucos dados científicos sobre os efeitos [do álcool] no processamento de informações emocionais e sociais", afirmou o coordenador da pesquisa, Matthias Liechti.

Para o ex-diretor do comitê científico do ECNP Wim van den Brink, o estudo "confirma a sabedoria tradicional de que o álcool é um lubrificante das relações sociais, e que o uso moderado do álcool deixa a maioria das pessoas mais felizes, mais sociáveis e menos inibidas quando se trata de sexo".

O Ministério da Saúde considera como consumo abusiva a ingestão de quatro ou mais doses de álcool para mulheres (em única ocasião, nos últimos 30 dias) ou cinco ou mais doses para homens (em única ocasião, nos últimos 30 dias). Uma dose corresponde a uma lata de cerveja, uma taça de vinho ou dose de destilado.

Foto: © Syda Productions - Shutterstock.com

Siga o CCM Saúde no Twitter